quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Aprender Música

Aprender música é algo legal que muitas pessoas gostariam de começar. Algumas vezes quando estou escrevendo música na partitura ouço coisas interessantes sobre notas musicais. Um amiga chegou a chamar as figuras musicais de formiguinhas o que achei uma declaração carinhosa para as semibreves,mínimas e etc...
A música é uma linguagem universal e todos nós temos musicalidade interior porém quando encontramos sinais gráficos como pentagrama,claves e outros na partitura musical geralmente achamos uma coisa difícil.
Aprender ler partitura é semelhante a aprender ler e escrever.
Os sinais gráficos musicais representam sons e suas variantes tal como as letras do nosso alfabeto.
Há um ditado que diz que uma estrada de mil quilômetros se inicia com o primeiro passo. Quem não começa não pode ter um bom aprendizado.
Por esses dias uma pessoa curiosamente olhou as claves e notas musicais e dai criamos um trecho de música muito legal. Isso comprova a musicalidade de todo ser humano.
Para começar estudos musicais não tem limite de idade.Curiosamente aprendemos música desde quando estávamos na barriga de nossa mãe. Como assim? Ouvindo o ritmo do coração dela e musicas que a maioria das mulheres grávidas costumam cantar para os bêbês que ainda vão nascer. Somos cercado de música todo o tempo...
Finalizando...
Não é difícil aprender algo que ja possuímos na verdade devemos tomar consciência do que podemos fazer com o que está dentro de nós

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Tempo de Estudo I

Muitos comentam quanto tempo as pessoas estudam o seu instrumento musical por dia.
Essa questão também leva em conta se estudar determinados instrumentos em demasia leva a algumas lesões físicas!
Exagero é algo que pode causar desconforto em várias áreas da vida inclusive em estudos diários. Alguns musicistas estudam até 8 horas por dia! A questão é, o mais importante é a quantidade ou qualidade no estudo? Exercícios físicos ajudam no desempenho com um instrumento musical?
Caro leitor, tenho muito a falar do assunto e gostaria de saber sua opinião sobre esse assunto importante!
Como estudar e ter o máximo de rendimento?Quer saber?
Em breve nova postagem!!

sábado, 17 de julho de 2010

Velocidade Na Música




Para tocar uma partitura musical leva-se em consideração vários aspectos e um deles é sobre andamento que é uma convenção de velocidade do ritmo da música. Como a palavra convenção foi citada acima, fica claro que é um acordo sobre um referencial que é a batida por minuto. Um aparelho que muitos musicistas usam para essa precisão chama-se metrônomo.

O metrônomo é um recurso importante mas é apenas.... Um Recurso!!!!
Quando a indicação de velocidade é colocada na partitura indica uma referencial e não uma regra rígida a ser seguida. Exemplo: Semínima igual a 70 indica que a velocidade fixa no metrônomo é 70 mas na prática pode ser um pouco menos ou um pouco mais. Na prática o ambiente em que se toca e clima das pessoas envolvidas na execução dita geralmente a velocidade e por isso mesmo quando há uma referência fica fácil tocar sem exageros!Se houver exageros de andamento e for de maneira intencional para exercícios tudo bem mas na hora da apresentação o andamento deve ser respeitado.
Segue a lista de andamentos:
Gravíssimo: menos 40 bpm ( batidas por minuto ) Extremamente lento
Largo 40 - 60 Largo e severo
Larghetto 60 - 66 Mais suave e ligeiro que o largo
Largo 60 - 66 Lento
Adágio 66 - 76
Andante 76 - 108
Moderato 108 - 120 Moderadamente
Allegro 120 - 168
Vivace 168 - 180 Rápido e vivo
Presto 168 - 200 Veloz e animado
Prestíssimo 200 - 208 Muito rapidamente com toda a velocidade e presteza
Essas informações são básicas dado a subjetividade da música segundo concepções do raciocínio individual. Ex: Allegro ma non troppo é uma expressão com base no allegro mas sem rigidez!
Finalizando...
Andamento é algo que pode ser convencionado no ensaios pois assim contribui para os membros do Conjunto Musical.
Nos ensaios o andamento da Organista deve ser de acordo o que se toca no culto e a orquestra deve estar entrosada.
Bom senso ajuda no entrosamento e harmonia no conjunto musical!!

Para Organistas CCB




http://rapidshare.com/files/389383527/ORGAO_-_MTODO_-_A_Schmoll_-_1a_Parte.rar.html

terça-feira, 22 de junho de 2010

Voltando a Falar sobre Ralletando


Estou postando este artigos a pedidos de internautas que visitam diariamente meu blog e amigos que gostariam de ter mais informações detalhadas sobre o rallentando.

Na regra geral o rallentanto ou poco ralentando se executa apartir do ponto da abreviação; rall. e poco rall. porem quando se toca uma composição as vezes isso muda de acordo com a interpretação da música, com quem você toca e o momento.

É óbvio que a regra deve ser seguida mas posso dar um exemplo aqui muito comum nos cultos CCB que ao tocar o hino 79 o coro as vezes antecipa muito o rallentando e as vezes muito devagar.

Minha sugestão é que haja ensaio antes para que a harmonia entre orquestra e coro seja satisfatória senão na hora da execução das notas procure se adequar ara depois consertar o trecho musical! No hino 79 é * poco rall. * então não se deve exagerar e o regresso da velocidade é gradual!!!!

terça-feira, 8 de junho de 2010

O Palco


Fazer apresentações musicais é o sonho de todo o musicista que após estudos intensos se condiciona a ter uma preparação técnica, psicológica e musical para uma boa performance.

Um certo escritor de livros denominados de auto-ajuda escreveu que podemos ser platéia ou irmos para o palco atuar de forma brilhante. Essa comparação se dá no universo da nossa mente e coração.

Pensando em música é inégável a sastifação de um expectador se tornar artista tocando para o público. O momento que antecede a apresentação é de concentração e em uma orquestra, a afinação dos instrumentos, posicionamento dos naipes são importantes para detalhamento do trabalho.

Atuar no palco requer preparação e convencimento da mensagem que pode ser em diversos temas.:

Amor, espiritualidade, leveza, cultura e etc...
Sorrindo para a vida e atuando brilhantemente diante de situações diversas é uma história feliz.

Música na vida é uma busca na qualidade de vida espiritual, mental e proposta de fazer música com o coração. Um abraço musical a todos!

terça-feira, 1 de junho de 2010

Assistindo um concerto


Assistir a um concerto de uma orquestra sinfônica pela primeira vez para mim foi uma experiência muito formidável! Desde pouca idade ingressei na música aprendendo a tocar violino na CCB. Tocar na orquestra CCB é ótimo porém não tinha conhecimento e experiência em outras formas de conjunto musical. Há tempos muitos músicos CCB tocam de forma semelhante a banda militar, como se toca um dobrado. Todas essas coisas ficaram mais claras para mim quando assisti pela primeira vez a orquestra sinfônica. Fiquei muito surpreso, encantado e percebi a importância no naipe de cordas na orquestra. Percebi que para soar como orquestra devemos adequar conceitos de música clássica na CCB até por que a música que tocamos é religiosa. Recomendo assistir um concerto de orquestra sinfônica( tambem de banda sinfônica ) para assimilar formas musicais, percepção e conviver em um ambiente possivelmente educado. Nota-se tambem a disciplina dos músicos que aguardam a entrada do maestro antes de começar a apresentação e a atenção semelhante antes do início da música!Muitos encarregados CCB exortam sobre a disciplina e atenção nos ensaios e creio que uma visita a um concerto é uma forma de falar sobre o assunto sem palavras.... Apenas com música!!!!!


Flauta Transversal

Flauta - Método - Marcel Moyse - Alphonse Ludec - Flautista iniciante

http://www.megaupload.com/?d=O3K0L6W6

Flauta - Método - Altes - Method for the Bohem Flute - Parte 1 de 2

http://www.megaupload.com/?d=0FD4E24E

Flauta - Método - Altes - Method for the Bohem Flute - Parte 2 de 2

http://www.megaupload.com/?d=7BUXT6AO

Piano

Piano- metodo Suzuki- vol 1 a 7

http://www.megaupload.com/?d=V5K6S5LA

Suzuki Piano School Volume 1

http://www.megaupload.com/?d=P6TD8MFL

Oboé

OBOÉ - MÉTODO - BandFolio - Band Method - Livro 01 - Básico

http://www.megaupload.com/?d=P8EQI12V

VIOLINO

Suzuki - Violin Method - Vol 06

http://www.megaupload.com/?d=E72SFIV7

Suzuki - Violin Method - Vol 07

http://www.megaupload.com/?d=50GE2TDT

Suzuki Violin Method - Vol 08

http://www.megaupload.com/?d=R3FPXMSO

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Aos Estudantes de Música


Os estudantes de música geralmente pensam em tocar igual a um musicista famoso e algumas vezes consegue imitar de maneira razoável porém algo que pode realmente desenvolver o musicista além do trabalho de estudos individuais é a prática em um conjunto musical.
Essa prática pode ser com pianista, orquestra sinfônica, bandas, duetos, orquestra de igrejas e etc...
A importância dessa prática esta em dividir espaço com outras pessoas considerando que elas podem ter personalidades diferentes e aprender lidar com isso. O que esse convívio proporciona é o respeito, o sentimento de pertencer a um grupo ou relacionamento profissional e entrosamento.
Mesmo que alguém resolva ter uma carreira solo será necessário um conjunto ou alguém para acompanhar. Na prática todos devem trabalhar unidos porque o melhor time nem sempre é o que tem mais talentos mas o que tem melhor entrosamento. Por esse motivo quando estiver em ensaio do conjunto musical que você participe, empenhe-se ao máximo com seriedade e tranquilidade.
Um abraço musical a todos

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Dicas de Métodos

Pressa dos dias Atuais

Hoje em dia é fato que as pessoas estão cada vez mais apressadas querendo o resultado das coisas o mais rapido possivel. Isto também é uma realidade em empresas e em qualquer trabalho que se faça o resultado isso é o q importa. Através desse pensamento muitos se sentem incapazes por causa dessa pressão por resultados. Na música a pressa é a inimiga da perfeição até porque é um trabalho artístico, artesanal e detalhes são o que diferencia a mediocridade da excelência. Cada nota da música é trabalhada é uma fração de uma frase musical. A frase musical é uam fração de um tema, o instrumento é a ferramenta do músico para transmitir suas ideias enfim...
Cada fase, detalhe forma uma grande construção e por isso a paciência, a técnica e a maturidade musical leva tempo para ser aperfeiçoados. Mas como falar disso em uma época tão corrida? Simples, é só estar pronto quando a oportunidade aparecer. Como estar pronto? Comece agora construir seu caminho musical! O Caminho pode ser na igreja, na orquestra sinfônica, na Banda, no trabalho individual diário e etc... "O Importante não é ser rapido ... O Importante é ser Constante".

quarta-feira, 26 de maio de 2010

O que é Rallentando

Nos ensaios da CCB sempre ocorreram duvidas acerca de alguns detalhes e por isso utilizo esse espaço para falar de um assunto que gera bastante dúvida: rallentando e poco rallentando. Esses termos técnicos são de língua italiana e rallentando quer dizer tocar uma determinada parte de uma composição com uma desaceleração gradual do tempo. A abreviação Rall. Tambén existe a mesma expressão com um detalhe * poco*. A expressão poco rall. e determina que é rallentando mais não muito só um pouco. então há uma pequena diferença entre *rall* e *poco rall* . De onde começa a execução musical dessas expressões? A parti do ponto da palavra *rall*. A música é cheia de convenções e esta é uma delas portanto há casos especiais que o rallentando ou poco rallentando fica a cargo do músico e do maestro. O regente deve ter bastante atenção para diferenciar o * rall * do * poco rall * e seus movimentos de regência devem ser claros nos ensaios para que a orquestra toque bem nos cultos ( apresentações).

Dicas de Métodos

Métodos para você aprender cada vez mais .
Violino

Método de Violino Sevcik - Completo
Sevcik - Escala de violino técnica e arco -6 livros

http://megaupload.com/?d=WYC28LTN

Método de violino Schmoll-Brasil
Método escola CCB

http://megaupload.com/?d=RYX2Q1X8
Saxofone

Método de Saxofone Amadeu Russo

http://megaupload.com/?d=9U2DWE4V

Método Saxofone Ivan Meyer

http://megaupload.com/?d=3VALWU1K

Clarinete

Método Clarinete Allen
Estudos progressivos parte 1 de 2

http://megaupload.com/?d=CJX52LNV

Teoria Musical

Para quem vai prestar o concurso EAGS em música da aeronáutica, esta é uma das indicações para estudos!

Teoria da Música Bohumil Med

http://www.megaupload.com/?d=WUER5Q4P


terça-feira, 25 de maio de 2010

Aulas de Música na CCB


Eu iniciei a música aos 10 anos e comecei a viver um mundo maravilhoso: o mundo musical.
Esse pequeno espaço é para os canditados e professores de música ( encarregados e strutores da CCB). Os novos canditados chegam cheios de anseios, sonhos, dúvidas e visão musical especifica. Quando começa os estudos musicais muitos tem uma ideia de estética tocando o instrumento musical; alguns se motivam para ser visto por pessoas em redor. Isso é natural no começo mais depois da fase inicial o músico prescisa perceber que sua função também exige responsabilidade e por esse motivo crianças que começam a tocar não devem ser colocadas sobre elas imposições e sim incentivo com muito amor e carinho para tocar na igreja. A música na igreja não pode ser imposta como uma obrigação e sim uma sastifação espiritual, uma motivação para educação espiritual e dos bons costumes. Diante dessa realidade o professor se vê diante de um desafio que é perceber, analisar e ensinar cada aluno respeitando sua caracteristica e depois fazer com que todos se reúnam tocando ao mesmo tempo o hinário construindo uma bonita harmonia.
É evidente que para se ter equilibrio e afinação dos naipes requer um trabalho individual e coletivo com mais esmero mais o resultado disso é o crescimento do professor, maestro e aluno que gradualmente aprendem a conviver em conjunto, união, inteligência e disciplina contribuindo para o crescimento musical. Detalhe : os ouvintes só tem a ganhar e os musicistas também!

Dedicação Musical

Muitas pessoas observam um bom musicista tocando um instrumeno musical, não tem conhecimento do trabalho persistente para que seja possivel a música aos seus ouvidos. É verdade que a execução instrumental parece ser uma forma divertida e fácil mas o que acontece na realidade é um trabalho diário de escalas musicais, arpejos e muitos exercico técnicos de forma exaustiva em muitos casos. Esses exercicio possibilitam ao musicista uma ferramenta útil no uso de sua propria musicalidade que também é algo comum a todos os humanos embora muitos não tenham conhecimento da música dentro de si; apenas a setem. Hoje mesmo tocando meu violoncello pensei em tudo q escrevi agora. Tocar é uma atividade prazerosa, alegra a alma e com a música produzida pelo instrumento musical podemos viajar para lugares lindos, absurdos sem nenhuma logica, sombrios e encontrar a criança que existe dentro de nós. Para min essa é a beleza da música; tão matemática e ardua e ao mesmo tempo tão emocional, enexata e subjetiva. Enfim... Vamus viajar pelo mundo musical!!!
Abração Musical para Todos