
Assistir a um concerto de uma orquestra sinfônica pela primeira vez para mim foi uma experiência muito formidável! Desde pouca idade ingressei na música aprendendo a tocar violino na CCB. Tocar na orquestra CCB é ótimo porém não tinha conhecimento e experiência em outras formas de conjunto musical. Há tempos muitos músicos CCB tocam de forma semelhante a banda militar, como se toca um dobrado. Todas essas coisas ficaram mais claras para mim quando assisti pela primeira vez a orquestra sinfônica. Fiquei muito surpreso, encantado e percebi a importância no naipe de cordas na orquestra. Percebi que para soar como orquestra devemos adequar conceitos de música clássica na CCB até por que a música que tocamos é religiosa. Recomendo assistir um concerto de orquestra sinfônica( tambem de banda sinfônica ) para assimilar formas musicais, percepção e conviver em um ambiente possivelmente educado. Nota-se tambem a disciplina dos músicos que aguardam a entrada do maestro antes de começar a apresentação e a atenção semelhante antes do início da música!Muitos encarregados CCB exortam sobre a disciplina e atenção nos ensaios e creio que uma visita a um concerto é uma forma de falar sobre o assunto sem palavras.... Apenas com música!!!!!
Verdade o que dou fé. No entanto a parte referente ao maestro, nas CCBs não temos maestro, apenas um irmão que marca o tempo do compasso apenas, considerando um superior ao outro com foco no aspecto espiritual, diferenemente da sinfonica!
ResponderExcluirQuanto a organicidade, a parte das cordas é o que estamos a cada dia melhorando, ainda esta desproporcinal muito metal, ocorre que antes não tinhamos professores e metodos para cordas, e o violino, viola e cello eram muito caros, hoje estamos vencendo essas dificuldades. Basta focarmos e direcionarmos para uma forma de orquestra o ensino e a escolha dos instrumentos observada a proporção existente nas orquestras entre cordas, metais e madeiras que teremos um futuro animador para honra e gloria do Senhor!
apdD, é importante que quem marca compasso se esforce para fazer isso de forma consciente, estudada e dirigida por Deus!
ResponderExcluirUm abraço musical!