Diferente do que se pensa, o Violoncelo não evoluiu da Viola da Gamba, mas sim da ideia de construir instrumentos em família, a Viola da Gamba é oriundo da família das Violas, Gamba significa pernas, portanto, Viola tocada apoiada com as pernas.
O Violoncelo é um instrumento de corda vindo da família dos Violinos, sua afinação são em quintas paralelas ficando: 1ª corda em Lá, 2ª corda em Ré, 3ª corda em Sol e 4ª corda em Dó.
Somente no final do séc. XVII que passou-se a ser conhecido por Violoncelo, antes era conhecido por Bass Violin ou Violoncino.
A característica padrão do Cello foi estabelecida pelo Luthier Stradivarius em 1680 na Itália, o instrumento passou a ser considerado solista após as composições do virtuose italiano Boccherini.
Antigamente, as cordas eram feitas com tripas de porco, mais tarde sendo envolvida com metal para atingir maior sonoridade nos graves e nos agudos. As grandes orquestras possuem entre 6 e 8 instrumentistas no naipe dos Cellos, dependendo do período histórico, por exemplo, as orquestras românticas são maiores que as clássicas. Sua utilização geralmente são para músicas eruditas, porém hoje em dia tem sido explorado cada vez mais na música popular, em Quartetos de cordas, geralmente, faz a voz Tenor, ficando Violinos fazendo Soprano, Viola fazendo Contralto e Contrabaixo fazendo o Baixo; a sonoridade do Violoncelo é bastante expressiva e por isso é considerado o "Rei" dos instrumentos de corda.
sou flautista mas sou amante do som e instrumento do cello muito bom gosteii XD Rhennysson tu é o cara
ResponderExcluir